Pages

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dofus

Dofus é um jogo MMORPG em 2D lançado em em setembro de 2004 pela produtora francesa Ankama Games.
Trata-se do primeiro MMORPG desenvolvido inteiramente em flash com gráficos 2D que lembram levemente alguns RPGs para Super Nintendo ou Playstation.
Aliás, o jogo também reúne alguns elementos que remetem a jogos de RPG singleplayer mais antigos. Com personagens que foram baseados em mangás, conta com 12 classes totalmente distintas para você escolher, todas criadas exclusivamente para o universo do jogo e cada qual com suas próprias habilidades.

O jogo está no Brasil desde Abril de 2008, foi publicado pela Level Up! e é atualmente distribuido pela própria criadora a Ankama.

História

Há muito tempo atrás na terra de Amakna existia um guerreiro muito poderoso era amigo de um igualmente poderoso dragão. Certo dia o guerreiro conheceu uma bela e bondosa feiticeira pela qual apaixonou-se perdidamente; quando foi apresentá-la ao seu amigo dragão, este foi tomado de total repulsa tirando a vida da amada do amigo. O guerreiro, tomado de fúria perseguiu o dragão por muito tempo, quando o encontrou, desafiando para um duelo. Usando de seus artifícios físicos e mágicos travaram a maior batalha já vista, a qual acabou com o dragão morto. O guerreiro não conseguiu descobrir o motivo para o surto de fúria que fez o amigo tirar a vida de sua amada.
Após algum tempo, anciões nômades encontraram os restos mortais do dragão e dentro dele estavam 6 ovos coloridos e cintilantes. Os anciões desvendaram suas propriedades mágicas, que quando unidas concediam poder inimaginável a seu portador. Deu-se aos ovos o nome de "Dofus". Cientes do poder dos artefatos, seus descobridores resolveram separar e esconde-los do resto do mundo.
Por muitos séculos, a existências dos Dofus foi um segredo muito resguardado, que, só veio a tona quando foram roubados após o assassinato de seus guardiões.
Os aventureiros buscam as relíquias até o dia de hoje, mas não sabe-se ao certo o paradeiro dos ovos.



Classes


Dofus é divido em 12 classes, que estão listadas abaixo:


Cra
Tem uma reputação lendária. Como são treinados desde pequenos, dizem que um Cra adulto é capaz de atingir uma agulha a mais de mil quilômetros de distância numa velocidade de mais de 60 km por hora. Por outro lado, essa fama toda lhes deu um ego enorme. Ainda assim, não há outra raça que consiga unir músculos preparados, olhos de águia e flechas mortais.
Nome proveniente da palavra Arc, arco em francês, é uma classe arqueira tem um ataque bom e um grande alcance, podendo também morrer facilmente devido a sua baixa resistência. Eles são feitos para atacar e fugir do seu inimigos.

Ecaflip
São guerreiros que confiam sua vida à espada da Sorte. São jogadores por natureza e, apesar de surgirem sempre nos locais mais inesperados, podem ser facilmente encontrados disputando partidas por tavernas de toda Amakna. São seres alegres, mas que não hesitam em apostar tudo numa jogada de sorte pela vitória.
Seus ataques podem ser devastadores, ou ridicularmente fracos. Tudo para um Ecaflip depende da sorte. São pessoas-gato, seu próprio nome é um anagramade "Pil ou Face", que significa cara ou coroa.

Eniripsa
Seres abençoados capazes de curar a dor com uma simples palavra. Todos os seus truques têm como base “palavras do poder”, e algumas delas são tão fortes que podem apagar a existência de um inimigo por completo. Alguns Eniripsas se tornam caçadores, buscando as palavras mais obscuras e esquecidas.
Seu nome provém palavra aspirinelida de trás para frente. Ele ajuda a restaurar os pontos de vida de seus companheiros, aprimorar os poderes dos aliados e deixar os inimigos a beira da morte.

Enutrof
São caçadores de tesouros natos, eles visam a riqueza acima de tudo, pegando para sí qualquer coisa que possa se transformada em kamas. Quando entram em um grupo, pode ter certeza de que estão atrás dos itens mais preciosos.
Seu nome é proveniente da palavra fortuneem francês, lida ao contrário. A classe, que, em combate, pode ser franca nos primeiros níveis, mas quando conseguem seus principais feitiços podem se tornar mestres do PVP.

Feca
São os protetores de Amakna, com seus poderes são capazes de criar barreiras protetoras para seus aliados. Eles foram os primeiros guardiões dos Dofus, até que algo deu muito errado. São extremamente respeitados e procurados pelos aventureiros, tanto pelos seus escudos quanto pelo seu talento com bastões.
Seu nome deriva da palavra café, que era o que os programadores do jogo tomavam para se manter acordados. Tem a melhor defesa do jogo, suas habilidades consistem em aumentar sua defesa contra ataques de todos os tipos, para depois massacrar os inimigos.

Iop
São do estereótipo máximo de cavaleiro. São extremamente educados, cavalheiros, honrados e corajosos e lutam pela paz do Mundo. Mesmo que seja um tédio conversar com um Iop, ninguém pode negar que são guerreiros incríveis, capazes de vencer qualquer desafio.
Nome proveniente da marca de iogurtes Yop, possuem ataques com danos catastróficos além do bom controle do campo de batalha.

Osamodas
São invocadores natos. Desde cedo são capazes de invocar criaturas e treiná-las para serem seus companheiros de batalha.
São praticamente veterinários, vivem para servir suas criações, podem criar de pequeninos Tofus até poderosos dragões.

Pandawa
São guerreiros nômades, especialistas em criar bebidas alcoólicas poderosas. Com elas, conseguem ficar embriagados, assim fortalecendo seus corpos e mentes. Um guerreiro Pandawa não hesita em erguer um inimigo e arremessá-lo longe, e em batalha também pode carregar seus companheiros.
Suas habilidades consistem na criação e manipulação de bebidas alcoólicas, tem um bom poder de ataque, já que são capazes de manipular certos elementos da natureza.

Sacrier
São guerreiros poderosos, capazes de derrotar exércitos inteiros, sem se importar com a quantidade de adversários. Treinam para lutar e com auxílio de seus feitiços de punição tornam-se ainda mais poderosos a cada golpe recebido. São o terror de qualquer campo de batalha, pois podem manipular a posição dos jogadores.
Seu nome é derivado do francês, da junção de sacrificee crieur.

Sadida
Sua é especializada em criar bonecos, que tiram PA e PM, capazes de tirar danos fortes e poderosos se sacrificando. Suas artes são misteriosas. Usando cajados, conseguem tirar altos danos e suas invocações são armas terríveis, que atacam não apenas o corpo e a mente do adversário. Especula-se que seu nome deriva da marca Adidas por conta de sua constate locomoção percorrendo grandes distâncias, a classe é definida como "As botas do Sadida". Adoram a natureza, são capazes de controlar os oponentes, fazendo surgir terremotos, sarças e plantas venenosas. Conseguem criar árvores com certar características no campo de batalha, podendo até transmutar-se em uma delas.

Sram
São espiões silenciosos, capazes de se infiltrar em qualquer fortaleza sem serem vistos. Todos os Srams sofrem de uma cleptomania compulsiva, e não conseguem ceder à tentação de furtar objetos de valor.
Seu nome é um palavra mars(Marte em inglês ou chocolate em francês). São gatunos astutos, podem ficar invisíveis e plantar bombas indetectáveis no campo.

Xelor
São magos que dedicam sua vida ao controle do fluxo temporal. São capazes de influenciar o tempo de forma a deixar seus oponentes vagarosos ou se teleportarem para onde desejarem.
Nome proveniente da marca de relógios Rolex.

Batalhas


O sistema de batalhas é bastante tático, lembrando jogos estratégicos como Final Fantasy Tactics e Ogre Battle. Seus movimentos são demarcados em quadrados no mapa, como um tabuleiro, e a cada turno você recebe novos pontos de movimento e de ação. Os primeiros são usados para saber quantos quadrinhos você pode se locomover, enquanto os outros definem que ações você pode utilizar (os diversos tipos de ataque e magias). 
O mais empolgante é que as batalhas podem envolver tanto outros players (até oito no total, contando com você), quanto inimigos do computador ao mesmo tempo. Para vencer, não basta apenas ter o maior nível e sair batendo — é preciso pensar, e muito, fato que surpreende até os jogadores experientes de RPGs online.



0 comentários:

Enviar um comentário

TwitterFacebookGoogle PlusEmail